domingo, 19 de outubro de 2008

Você é o que você come


Resíduos liberados por batérias intestinais ajudam o hospedeiro a controlar o peso






Todos sabemos que os humanos, assim como outros animais, possuem uma grande e diversificada população de bactérias benéficas que vivem em seus intestinos. Estas bactérias desenvolveriam uma relação simbiótica de cooperação com o hospedeiro, onde disponibilizam os nutrientes dos alimentos que o hospedeiro não poderia digerir.

Porém, pesquisadores descobriram que além de disponibilizar nutrientes na luz do intestino, certas bactérias fazem mais: produzem sinais químicos que regulariam funções comporais, como o peristaltismo.

O grupo de pesquisadores já tinha demonstrado anteriormente que um receptor denominado Gpr41 tem como ligante ácidos graxos de cadeia curta. A partir desta descoberta, eles se concentraram em duas espécies de bactérias que digerem a fibra alimentar presente nos alimentos neste tipo de ácido graxo. As bactérias utilizadas no estudo foram Bacteroides thetaiotaomicron, uma bactéria sacarolítica, e a arqueobactéria metanogênica Methanobrevibacter smithii.

Utilizando camundongos com deleção do gene da proteína Gpr41 e camundongos germ-free, a comunicação com as bactérias foi impedida e em ambos os casos os camundongos ganharam menos peso do que os normais, mesmo comendo a mesma quantidade.

Além disso, os cientistas descobriram que nos camundongos nocauteados a comida passou pelos intestinos mais rapidamente, o que leva a crer que o receptor Gpr41 está envolvido no controle dos movimentos peristálticos, o que explicaria o menor peso dos camundongos.

Esta pesquisa abre portas para novos métodos farmacêuticos de controle de peso, já que adimistrando um inibidor de Gpr41 o peristaltismo diminui e a absorção de fontes energéticas abaixa, mas não cessa.

Samuel, S. B. et al. Effects of the gut microbiota on host adiposity are modulated by the short-chain fatty-acid binding G protein-coupled receptor, Gpr41. PNAS doi:10.1073/pnas.0808567105

Nenhum comentário: