terça-feira, 21 de outubro de 2008

Biohidrogênio


Hidrogênio combustível a partir de processo fermentativo






Um projeto de pesquisa que integra a geração de energia e o controle da poluição ambiental rendeu, a docentes e estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), a primeira colocação na quinta edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, na categoria Integração.

O estudo propõe a produção de hidrogênio como fonte de energia renovável, em alternativa aos combustíveis fósseis, a partir do tratamento de águas residuárias.
De acordo com um dos coordenadores, Marcelo Zaiat, a produção biológica de hidrogênio pode ocorrer por duas vias: fotossíntese e fermentação.

A produção fermentativa, tema abordado na pesquisa, objetivou o desenvolvimento de biorreatores anaeróbicos onde o hidrogênio é obtido a partir da matéria orgânica presente nas águas residuárias.

Numa primeira etapa é obtido o hidrogênio (etapa acidogênica, com formação de ácidos orgânicos e álcoois)

“O nosso projeto propõe que, acoplado à estação de tratamento do esgoto doméstico, possa estar um reator acidogênico para produção do hidrogênio, um combustível limpo que gera, nas células, a água como único produto”, disse Zaiat. Entre as formas de obtenção de hidrogênio estão a queima de combustível fóssil, eletrólise e a produção biológica.

Segundo o pesquisador, além de ser um combustível limpo, outra vantagem é que o hidrogênio é quase três vezes mais energético do que os hidrocarbonetos. “Essa conta é feita pela termodinâmica. O calor de combustão do hidrogênio é de 122 quilojoules por grama (kJ/g), cerca de 2,75 vezes maior do que o dos hidrocarbonetos”, calculou.


A cerimônia de premiação ocorreu no dia 20 de outubro, em Brasília, quando foram entregues troféu e US$ 10 mil aos autores do trabalho vencedor, intitulado Producción de biohidrógeno a partir de aguas residuales para ser utilizado como fuente alternativa de energia.


Fonte: Thiago Romero / Agência FAPESP
Mais referências aqui:
Tamagnini, P., Leitão, E. e Oliveira, P. Biohidrogénio: produção de H2 utilizando cianobactérias. Boletim de Biotecnologia, n. 75, 2003.

Nenhum comentário: