Atualidades do mundo da biologia, com foco especial em Biotecnologia, Evolução, Bioquímica e Microbiologia, buscando sempre trazer o estado da arte com relação aos avanços e descobertas destas áras.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Resistência
Desinfetantes deixam bactérias mais fortes
Produtos químicos utilizados para matar bactérias podem estar fazendo o contrário: deixando os microrganismos cada vez mais resistentes.
Em um trabalho publicado na edição de outubro do periódico Microbiology, cientistas demonstram que a utilização de biocidas em doses subletais aumentam a possibilidade de desenvolvimento de susceptibilidade reduzida a antibióticos.
Quando os agentes biocidas são utilizados desta forma eles poderiam expandir o arsenal das bactérias, como bombas de efluxo para determinados substratos, o que aumentaria a emergência de mecanismos de resistência altamente específicos.
Os pesquisadores destacam a importância do uso cuidadoso e adequado tanto de antibióticos como de biocidas que ainda não são reconhecidos pelas bombas de efluxo produzidas pelas bactérias.
A aquisição destas cepas resistentes a antibióticos por pacientes, compromete a terapia das infecções por elas causadas.
Huet, A. A. et al. Multidrug efflux pump overexpression in Staphylococcus aureus after single and multiple in vitro exposures to biocides and dyes. Microbiology, 154, 3144–3153, 2008.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário