Novos genomas humanos sequenciados
Três novas seqüências do genoma humano foram apresentadas esta semana na revista britânica Nature, sendo duas delas de pessoas saudáveis - uma de origem africana e outra asiática - e a terceira de uma paciente com leucemia.
Os três trabalhos publicados nesta quarta-feira, 5, usaram a mesma técnica e têm a vantagem de dispor de uma seqüência padrão de referência, obtida nos projetos anteriores - o último, o seqüenciamento do genoma de James D. Watson, um dos descobridores da estrutura do DNA-, a qual é usada para comparar os dados destes indivíduos.
A técnica utilizada recebe o nome de sequenciamento em massa e em paralelo e permite uma análise aprofundada das diferenças nos SNPs (polimorfismos de base única). O sequenciamento foi possível graças ao novo sistema desenvolvido pela empresa americana Ilumina, o Genome Analyzer, que é capaz de completar a leitura do genoma de um indivíduo num prazo de 8 semanas e por menos de U$ 500 mil.
Os novos genomas sequenciados adicionam muito para a análise de variabilidade de alelos, já que os outros genomas disponíveis até o momento eram de ndivíduos de procedência européia.
Samuel Levy e Robert L. Strausberg, pesquisadores do Instituto J. Craig Venter em Rockville (EUA), destacam que o desenvolvimento das tecnologias de seqüenciamento permitirão, em pouco tempo, entender melhor a complexidade da biologia e das doenças humanas.
Para eles, "isto é só o começo da era do genoma individual".
Bentley, D.R. et al. Accurate whole human genome sequencing using reversible terminator chemistry. Nature 456, 53-59, 2008.
Ley, T.J. et al. DNA sequencing of a cytogenetically normal acute myeloid leukaemia genome. Nature 456, 66-72, 2008.
Wang, J. et al. The diploid genome sequence of an Asian individual. Nature 456, 60-65,2008.
Maher, B. Personal genomes: The case of the missing heritability. Nature 456, 18-21, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário