Aprendendo sobre o Dogma Central da Biologia Molecular
Um dos tópicos mais complicados para se entender com relação à Biologia Molecular são as etapas do chamado Dogma Central, que relaciona o DNA, com RNA e proteínas. Formulado em 1958 por Francis Crick levando em consideração o conhecimento acumulado até então, o Dogma persiste até hoje, com algumas modificações decorrentes de novas descobertas, como a da transcriptase reversa em 1970, que vai contra o fluxo unidirecional proposto inicialmente (DNA -> RNA -> PTN), já que a enzima catalisa a conversão de RNA para DNA. Outras enzimas, como as RNA polimerases RNA-dependentes, também complicaram o estabelecimento do sentido do fluxo da informação como unidirecional.
Mesmo tendo sido proposto a décadas, o mecanismo de como a informação era transmitida permaceu obscura e a explicação do mesmo de difícil compreensão.
Com o objetivo de reverter este quadro, o Departamento de Química da Universidade de Standford produziu um vídeo na década de 1970, marcadamente influenciado pela áurea de "amor e liberdade" da época. Com direção de Robert Alan Weiss e narração de Paul Berg, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 1980, o filme é imperdível.
Aproveite.
Retirado do BlogSci.
Crick, F. Central Dogma of Molecular Biology. Nature 227, 561-563, 1970.
Wikipedia. Central Dogma of Molecular Biology. Outubro, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário